Soy Fuerte - Libre -Soy yo |
O facto de se terem esgotado as inscrições disponíveis, em apenas nove minutos, nada disso faria prever as emoções que se iriam viver durante os dias 19 e 20 de Março, eu pelo menos tentei procurar provas para 2016, em que realmente se vive e respire pura cultura de montanha e encontrei isso em Espanha.
Foto cedida por Diogo Almeida |
Ao chegar ao cume a paisagem é simplesmente magnífica, o apoio durante a subida é de outro mundo e a sensação de ter desfrutado cada momento, é ainda maior!
No final fomos brindados com um almoço, organizado pelo ayuntamento de Paramo del Sil, numa casinha com uma tabuleta de madeira, com a inscrição "Bodega", onde nos foi servida uma sopa divinal, acompanhada com tapas variadas. Escusado dizer que o ambiente era simplesmente de perfeita união com o local e com os outros participantes, voluntários e público em geral.
Foto cedida por Diogo Almeida |
Foto cedida por Diogo Almeida |
Ao fim do dia ainda se deu o brieffing aos atletas, com explicações mais completas do local e das condições, seguido de uma pasta party, paga no acto de inscrição, mas onde mais uma vez, todos são convidados a usufruir desta refeição.
Com Lolo Diéz |
Com Santi Obaya |
Segundo dia, em Santa Cruz do Sil, teríamos início a prova dos 33 km, o ambiente era explosivo e de alguma ansiedade...mas o espírito era apenas aquele sentimento único...uma festa.
O grupo arrancou muito compacto sempre a subir até La Chañada, seguida de uma descida súbita e uma subida de cortar as respiração, chamada o Muro. Descemos novamente, algum estradão, alcatrão, onde neste ponto julgo que fosse a parte mais rápida da prova, começamos a subir, onde tivemos a passagem por Páramo del Sil, onde existia muito público a aplaudir e a puxar pelo atletas. Depois de Páramo iniciaríamos a subida ao ponto mais alto, La Campona, um abrigo de montanha ao 1600 mt de altitude, mais de metade da subida foi realizada em single track, devido a neve, o que não dava para passar outros atletas, sem que nos obrigasse a ter que sair fora do trilho e correr o risco de não saber o que se iria pisar.
O Muro |
Fim de "O Muro" |
A chegar a Páramo do Sil |
Chegado ao abastecimento de La Campona, começamos a descer, continuávamos a ter bastante público a aplaudir, mesmo estando tudo cheio de neve as pessoas e toda aquela mística era extraordinário, adorei a descida até ao seguinte abastecimento em Primout. Nesta parte do percurso, passávamos por zonas com muitas passagens pelo rio, onde havia bastante lama e a progressão era mais cuidada, para evitar algum acidente.
Abrigo em La campona |
Tinha em mente tentar fazer o percurso cronometrado até ao Pico Negro a dar o meu máximo, mesmo sabendo que existia muito pessoal rápido, de olho neste desafio, teria como objectivo força esta subida. Mal eu sabia que a cronometragem era dada mal se passava com o chip no abastecimento, eu ainda fui beber isótónico, urinei e andava a espera do ponto de passagem para começar a contagem, mas de repente vejo o topo do pico e pensei, "Isto começou a contar no abastecimento, agora, LUMEEE!!!!..."
Chegado ao Pico negro, o percurso era sempre a descer, paragem em la Colada no último abastecimento, ainda muita lama, um trilho engraçado tipo floresta para acabar, mais uma passagem pelo rio e logo de seguida a entrada em Santa cruz para a meta, mais uma vez com uma massa humana enorme a aplaudir os que iam terminando e o Lolo a receber os atletas com um sorriso no rosto!
A festa esta no auge, entrega de prémios, já se confeccionava a Paella para todos. Os banhos foram num pré-fabricado com água fria, mas mesmo estando uma manhã amena, soube muito bem, até porque estava extremamente satisfeito com tudo que vivi estes dias.
Meta |
Para mim, foi sem dúvida uma prova muito especial, não pelo resultado obtido, pois a competição é de alto nível, mas foi um bom treino! Excelente teste para o material, alimentação, mas principalmente para treinar o corpo na altitude e na neve.
Gracias Lolo!!!!
LojaTrailRun
Nathan
Altra
HandsOn
Desnivel Positivo
Resultados:
Kmv Bobia: 31º 00:47:13
Carrera Alto Sil: 75º 03:45:59
CronoK2PicoNegro: 54º 00:25:27
Equipamento:
- Mochila Nathan Vapor Cloud race Vest
- Sapatilhas Altra Lone Peak 2.5 (33k)
- Sapatilhas Altra Superior 2.0 (kmvertical)
- Meias Injinji
Podem consultar aqui uma entrevista ao director da prova do Alto Sil em 2015 no site carreraspormontana.com.
Sem comentários:
Enviar um comentário